Decor: Lareiras !

Bom dia Divinas,

Desculpem o sumiço mas estava deixando a vida em ordem e me preparando para as ferias escolares das crianças, que por sinal começa hoje!!!

Bom, voltando a uma das tags mais visitadas do Blog que é o Decor, que eu sei que vocês amam tanto como eu com uma tema super in para o inverno, as Lareiras!!!

Fiquei pensando se deveria falar sobre isso ou não morando numa região tao quente ?! Mas enfim, não posso esquecer minha cidade natal, minhas origens e principalmente vocês seguidores das regiões frias 😉

Existem no mercado hoje diversas opções e modelos de lareiras – um com certeza vai se encaixar no seu bolso e no estilo de decoração da sua casa.

O modelo mais simples e comum é a lareira a lenha mas hoje existe a gás, elétrica, de ferro ou metal, portátil e por ai vai.

Vou explicar uma por uma ok ?

A Lenha

Modelo mais comum e também mais conhecido, é feito de alvenaria (tijolos e cimento+vedação+chaminé). O que varia nela é o acabamento externo, ou seja, o revestimento que pode ser madeira, pedra ou o próprio tijolo para um acabamento mais rústico.

O tamanho do calor será proporcional ao tamanho da “boca da lareira”, então quanto maior mais quente o ambiente vai ficar.

Um dos únicos inconvenientes da lareira a lenha é a questão da sujeira e da fuligem, alem de um certo trabalho para acender pra quem é iniciante. Outro ponto importante é deixar um espaço para guardar a lenha, próximo a lareira mas não esquecer que esse lugar deve ser limpo com freqüência ja que esse tipo de madeira contem insetos (sim, baratas, aranhas, formigas e etc). Existe a opção de madeira certificada e legalizada, para preservar o meio ambiente, mas ela é mais cara e então muita gente deixa de comprar. 🙁

A “boca” da lareira pode receber peças decorativas como placas de metal ou ferro que tampam provisoriamente esse buraco e escondem um pouco a sujeira. Alem dos acessórios próprios pra vc empurrar a madeira a ser queimada, aumentar a chama e etc.

lareira-a-lenha-2

Lareira-a-Lenha-Suspensa-Gota-prod027350-1_1

i388566

lareira-a-lenha-com-tijolo-aparente

lareira-a-lenha

lareira-e-lenha

cj702lareiras_97

lareira_parede_pequena

Eletrica

O modelo elétrico tem a facilidade de instalação sem grandes modificações no ambiente, ja que ela não precisa de chaminé pra sair a fumaça. Ele é ligado diretamente a tomada e você controla a temperatura, quase que um ar condicionado quente hahaha

O charme na instalação desse modelo é você separar o espaço onde pretende instalar e fazer um nicho ou um detalhe na parede que destaque a lareira elétrica, afinal a imagem que ela gera tipo uma lareira virtual fica bem bonito.

Os modelos mais completos possuem ate controle remoto, nesse caso os valores são mais altos também.

O ponto super positivo é a questão da sujeira e da fumaça, que não existem. O ponto negativo é o alto consumo de energia, quanto mais quente maior o consumo (e aquela conta de chorar também).

Lareiras-Eletricas-Para-Casa

Onyx-Touchstone-50-Electric-Wall-Mounted-Fireplace

lareira-eletrica-milos-com-aparador-modelo-undara-preta

image-01

Ecológica

Esse modelo também dispensa o uso de lenha, limpeza posterior e energia elétrica. Ela funciona a base de álcool do tipo etanol, substancia renovável e menos poluente. Mas a chama é bem parecida com a que sai da lareira a lenha.

Um litro de fluido tem duração media entre 2 a 3 horas de chama, variando de acordo com o frio do local e a ventilação.

Ela pode ser utilizada em qualquer tipo de ambiente desde que haja ventilação suficiente para promover a renovação de oxigênio no local, inclusive pode ser utilizada em ambientes externos.

O aquecimento é feito através do ar que vai sendo aquecido e se propaga pelo local, como não ha chaminé não ha perda de calor.

O modelo pode ser personalizado do tamanho que você quiser, basta informar na loja o tamanho do nicho ou espaço que você reservou para coloca-la. Elas não precisam de nenhuma instalação especial, basta retirar da embalagem, encaixar o queimador e os vidros (nos modelos com), colocar no espaço desejado e pronto.

images

images-2

images-5

O modelo ecologico assim como o elétrico podem ser portáteis, o que muda é a fonte de calor mas a proposta é bem parecida no sentido de praticidade na hora de funcionar e não fazer sujeira. A vantagem da ecológica é não usar energia elétrica.

A Gas

Um modelo que ja foi bastante usado mas um pouco esquecido é o a gás, que necessita ligação com o gás desse de cozinha, através de botijao ou encanado (desses tipo de prédio que o cilindro fica fora de casa, mais seguro também).

Ela dispensa o uso de lenha, não tem fuligem nem fumaça logo não precisa de chaminé.

Existem 2 modelos para esse tipo: Linear e Lenho Ceramico.

A Linear é um modelo que deve ser apoiado sobre uma base de alvenaria e utiliza pedras vulcânicas na sua base (hello massagem !!)

A Lenho Ceramico utliza pequenos pedaços de lenha artificial que parecem uma lareira normal, do tipo a lenha, tipo fake.

 

 

 

CompartilheShare on Facebook2Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

Comente