Decor: quarto de bebê (parte 1)

Boa tarde Divinetes,

Vamos ao nosso post do dia – que era pra ter ido ao ar ontem – sobre decor e hoje abordaremos os tão sonhados Quartos de Bebê!!!

Mesmo que a sua gravidez não tenha sido totalmente planejada, temos a sorte que o bebê leva 9 meses pra nascer e acredito que mesmo quem é pega de surpresa consegue fazer um quartinho bacana a tempo.

Minhas 02 gestações foram super planejadas e concordo que isso facilitou muito na escolha dos moveis, tecidos, acabamentos e etc. Eu particularmente não gosto de escolher um tema muito especifico porque logo a criança cresce e você acaba tendo que trocar toda a decoração do quarto, que não é nada barato nem descartável. Claro que isso é meu ponto de vista, ainda mais quando é o primeiro filho (a) e a gente não sabe por onde começar e quer fazer tudo do bom e do melhor, óbvio (dentro do orçamento de cada um).

Meu conselho é começar pela escolha dos móveis, porque fiquei meio traumatizada na primeira gestação quando escolhi a cama da babá, o berço e a comoda em uma loja super conceituada na época, a Babylandia – sempre presente em revistas top de decoração e era escolhido por 9 entre 10 celebridades – mas a empresa quebrou depois de eu ter feito o pedido, então eles atrasaram em quase 60 dias a entrega da data original prometida. A sorte foi que comprei logo os moveis assim que soube da gravidez, eles chegaram a tempo. E começar pelos moveis justamente se você for mandar fazer, escolher um modelo que não tenha a pronta entrega na loja, seja personalizado e tal. E verificar também quanto espaço você tem no quarto, se você vai ter babá/folguista pra te ajudar (cama de baba), poltrona de amamentação, comoda, criado mudo, mesa auxiliar e armarios alem do berço.

Veja alguns modelos de berço, abaixo:

bebe1

Berços-para-bebê-imagem-6

berco-cielo teddy_03

berço-bebê

berco para bebe 6

E também que tipo de móvel mais combina com vc: se branco, reto, provençal, liso ou na cor original da madeira. Já vi alguns modelos coloridos, embora acho que fica mais dificil compor com os outros itens do quarto.

Segundo ponto: Definir as cores ou um tema especifico para decoração do ambiente. Quartos pequenos ganham luminosidade e a impressão de um espaço maior com o uso de cores claras, mais apropriadas para os bebês. Cores muito fortes são cansativas, lembrando que nos primeiros meses é onde você vai passar a maior parte do tempo. Seja para amamentar, trocar, fazer dormir e etc. As cores mais escolhidas pra compor são: rosa, lilas, azul, amarelo, verde, cinza (ultima moda), vermelho e bege – normalmente em tons mais suaves ou compondo com listras, xadrez, poás ou estampas miudas. Lembrando que quem vai definir é você e o que vai prevalecer é o seu gosto pessoal mas quarto muito cheio de informação cansa ou enjoa rapidinho. A regra é: menos é mais.

Terceiro ponto: Escolher o tipo de piso ideal, ja pensando no futuro do bebê que vai engatinhar, andar e etc. As melhores opções são:

pisos vinílicos – é térmico, proporciona conforto e absorção de impactos. É possível encontrar modelos antideslizantes, hipoalergênicos e que evitam o aparecimento de fungos. Por ser de fácil limpeza, basta usar um pano úmido e detergente, é uma opção bastante usada nos quartos de bebês e crianças. Outra vantagem é a grande quantidade de cores e estampas disponíveis. Por outro lado, este tipo de piso pode ficar marcado facilmente. #omelhor

Maria-Rudge-Miguel-18-de-35

pode ser liso ou estampado – com a opção de vc criar uma estampa.

images

porcelanatos – que tem diversas cores e texturas, pode imitar de marmore a madeira, mas dependendo da região que você mora ficar muito frio no inverno, que você ameniza com o uso de tapetes. A limpeza é relativamente facil só precisa tomar cuidado pra não manchar.

Seguem fotos do quarto de bebê da arquiteta Beth Rosso Fotos: Haruo MIkami 304528_366797000055465_560517136_n (1)

laminados (mais conhecido como carpete de madeira) – é o mais utlizado por decoradores pelo seu custo x beneficio. Facil e pratico de limpar. Oferece varias opções de cores e imitação de varios tipos de madeira. De facil instalação.

01-piso-vinilico-ambienta-tarkett

piso_laminado

carpete – Transmitem a sensação de aconchego e conforto. São tantos modelos lindos que é difícil resistir. Entretanto, o carpete é umas das opções de mais difícil manutenção. Virar um copo de suco, de leite, ou ainda, ocorrer um “vazamento” de xixi durante a troca de fraldas, pode se transformar num verdadeiro desafio de limpeza. Além disso, famílias com histórico de alergia devem evitar o uso de carpetes no quarto do bebê devido à maior tendência de acúmulo de pó no ambiente.

quarto-bebe-cafe-azul criado-pela-arquiteta-e-urbanista-magaly-gentil-este-quarto-de-bebe-de-24-m-recebeu-papel-de-parede-listrado-e-carpete-com-relevo-pied-de-poule-em-tons-bem-claros-a-base-foi-ideal-1394145311785_1024x680

tabua ou assoalho de madeira – é sofisticado e neutro, combinando com qualquer tipo de decoração, inclusive vai acompanhar o crescimento de seu bebê, não havendo a necessidade de troca de piso quando ele estiver maior. Também é de limpeza fácil e tem alta durabilidade. O lado negativo é que normalmente é uma das soluções mais caras.

quarto-de-bebe-azul-21

quarto-bebe-mariah

Ah, meus moveis preferidos são da Quartos & Etc – não é publipost gente – tem muitas opções de bebê até os adolescentes. Super top !!! conheça a marca aqui

Ja que esse post ficou meio longo, achei melhor dividir em outras partes – com os tecidos e os protetores de berço, trocador/comoda, poltrona de amamentação e etc.

Digam o que vocês querem saber mais, ok ?

beijinho 😉

Comente