Decor: Como repaginar azulejos e revestimentos cerâmicos antigos

Bom dia pessoal,

O dica de decoração de hoje é como repaginar e atualizar aqueles azulejos antigos – da cozinha, do banheiro, do lavabo e etc – de um jeito mais fácil, sem quebra quebra e também sem gastar tanto ou do jeito tradicional (com uma bela reforma!) pra quem pretende investir mais na sua casa própria. Atendendo a pedidos de uma leitora aqui do Blog 😉

pastilhas_azulejooo

adesivos que imitam pastilhas

Vocês não sabem o quanto fico feliz com os comentários, emails e etc – sinal que o Blog tá sendo prestigiado e sugestões e criticas são sempre bem vindas. Vamos direto ao assunto então:

Os azulejos ou revestimentos cerâmicos são normalmente os principais escolhidos para revestir as áreas molhadas de cozinhas, lavanderias, banheiros e etc mas com o passar do tempo e o lançamento de novas opções de materiais,cores e texturas, vamos enjoando do nosso revestimento e querendo dar uma cara nova no ambiente. Mas como ?

Existem 04 formas de repaginar seu azulejo/revestimento:

01) Pintura – A forma mais rápida de mudar a cara do azulejo é pintando com tinta própria ou epóxi. E é o metodo que faz menos sujeira. Como funciona ? Leva em média 02 dias, dependendo do tamanho da área a ser pintada. Não é aconselhada para a parte de dentro do box, no caso dos banheiros, por causa da umidade diretamente na pintura.

pintarazulejos

02) Colando um novo revestimento por cima – A segunda opção é a de colar um novo revestimento sobre o antigo. Funciona igual a aplicação de um revestimento novo mas por cima do antigo com uma argamassa especial. Mas precisa ser calculado direitinho pois temos que considerar a profundidade da parede, das guarnições (portas e janelas) e a espessura do novo revestimento para não ficar estranho e com o novo revestimento saliente. Vale a pena chamar um profissional para avaliar essas questões e evitar gastos futuros, com a falta de planejamento. Lembrando que o revestimento colado por cima pode se soltar com o tempo (mas demora). É uma solução provisória e de médio custo – tem a mão de obra para colar o revestimento + materiais. Pode ser colado placas de formica tipo TBS, aço inox e vidro na parte da cozinha, além da tradicional ceramica.  Esses materiais são resistentes aos produtos abrasivos de limpeza e a umidade, fica otimo qdo colocado sobre a area molhada da pia.

11431383

03) Quebra-quebra – A terceira e última opção é o quebra quebra mesmo, chamar o pedreiro para retirar o revestimento antigo e aplicar o novo. De todos é o mais caro – paga para quebrar e paga pra revestir – o que leva mais tempo, faz mais sujeira e bagunça. Mas por outro lado é um serviço definitivo e vale a pena caso o imóvel seja seu e você pretenda morar nele por mais um bom tempo. Ficar “escondendo” algumas coisas no imóvel que você não gosta, acaba saindo mais caro do que poupar e resolver o assunto de uma só vez. Vale a pena ficar de olho na época de liquidação das grandes lojas de materiais de construção, tipo Leroy Merlin, C&C, Dicico e etc, que tem todos os materiais a pronta entrega e parcelam a perder de vista.

SDC15215

04) Adesivos – existem hoje no mercado adesivos próprios para azulejos e revestimentos cerâmicos de diversas cores e modelos, com preço bem acessível, daqueles do tipo DIY (do it yourself) ou faça você mesmo. Como são pouco conhecidos ainda não foi possivel avaliar os prós e os contras. Aparentemente é facil e barato. Quem já usou ai me conta, ok ?

antes e depois de uma cozinha e um banheiro

COLUNA9-PRA-CASA-ADESIVO-AZULEJOS-ANTES-DEPOIS

Algumas opções de adesivos (achei lindos e vou querer testar!) aqui – muitas cores e padronagens

Captura de Tela 2014-07-02 às 08.38.17

 

Espero que tenham gostado das dicas,

beijinho 😉

 

Existe 1 Comentário

  1. Postado por Camilla Responder

    Amanda muito obrigada!!! Amei!!!

Comente