Aposte na clutch

A clutch é uma elegante bolsa de mão, bem pequena, sem alças e que serve para levar apenas o essencial como chaves, documento, celular e no máximo um batonzinho (as vezes nem isso!). Ela era usada também como acessório de mão, nos eventos noturnos ou festas mais glamorosas, pra você ter o que segurar e não ficar com as mãos vazias o tempo todo. Agora você encontra as clutches em eventos casuais e até com roupas bem basiquinhas. 

O nome surgiu do inglês que significa agarrar, por ser utilizada bem juntinha das mãos (e não dos ombros, porque não tem alça – diferente das carteiras de mão, que são modelos maiores e tem a opção de esconder as alças para dentro). Ela ressurgiu em meados de 2011 e desde então novas cores e acabamentos já são vistos por aí, atualizando a tendência., considerada por alguns estilistas: eterna.

Na verdade ela surgiu com Emile Hermes, em 1930, para servir de acessório de festa das mulheres que fumavam – para que não amassassem seus cigarros e isqueiro. Desde então virou item fashionista das antenadas e moderninhas.

Para utiliza-la vamos às dicas:
Durante o dia ela pode ser de todas as cores (principalmente as vibrantes) e contar com aplicações de tachas, estampas florais, tecidos de chita e bordados mais delicados.
Durante a noite, em eventos mais formais, vale utilizar tecidos mais nobres como o cetim, a seda, o veludo, os bordados em pedrarias, pérolas e até os metalizados.


Comente