Dicas de Mesa Posta !!!

Hoje vamos trazer uma coluna diferente mas que tem tudo a ver com moda, etiqueta e decoração que são temas que conversam entre si.

Neste final de semana em especial onde celebramos a Pascoa e muitas famílias estarão unidas a mesa (pessoas da mesma casa e ou convivência, sem aglomeração ok?)  Porque não aproveitar o momento em que estamos mais restritos em casa para montar uma mesa posta bem linda para trazer a tona boas sensações em dias tão difíceis. (isso foi postado na minha coluna no Jornal de Itatiba Diário logo após a Pascoa, esqueci de transcrever pra cá!)

Ao longo dos anos acabamos guardando louças, talheres e copos especiais com medo de quebrar na correria do dia a dia, com filhos pequenos ou por falta de habito mesmo.

Aproveita para tirar tudo que está guardado no armário e ja começa a pensar nas composições que trarão mais vida e um significado todo especial se você tem seus familiares com saude e disposição.

Muita gente acha que pra montar uma mesa bonita você precisa de itens caros ou muito sofisticados mas o que conta mesmo é a criatividade e o amor, colocados na forma de uma flor sobre o guardanapo, um prato especial que você não executa a tempos… Enfim, pequenos gestos trazem boas sensações e ótimas lembranças.

Começando pela louça que pode ser branca ou colorida, permitindo varias composições das mais clássicas a mais alegres. Sem esquecer que a cor e o estilo das peças devem ser harmônicas pra composição final ficar bonita. Não precisa encher a mesa de pratos se você nao vai servir uma variedade muito grande de comida. Deixe um prato pequeno para os aperitivos e um maior para o prato principal e seus acompanhamentos.

Depois vem a vez do talheres: garfo, facas e colheres são indispensáveis se a refeição for completa. Talheres de sobremesa (sao os de tamanho menor) e colherzinhas de café finalizam a refeição. Não esqueça de separar tambem talheres para servir tais como espatula, concha, escumadeira, colheres e pegadores próprios (para massas, molhos, caldas e etc)

E finalmente a vez dos copos que não podem faltar a mesa de acordo com o você for servir, sem a necessidade de encher a mesa com o que não vai ser usado nem servido (não é elegante). As peças lisas e transparentes são mais fáceis de compor com qualquer tipo de louça e talher. Um copo alto serve tanto para sucos, agua e refrigerantes. As taças maiores servem vinho tinto, as menores vinho branco. Enquanto que as alongadas e de borda mais estreita servem espumantes ou champanhe. Os pequenos cálices servem o licor no final da refeição. Algumas bebidas e drinks tem copos específicos como: whisky, gin, martini e etc.

Mesa-posta-abc-da-mesa

O sousplat (caso você tenha) é uma peça funcional e também decorativa na mesa posta. São peças maiores colocados sob os demais pratos na mesa. Eles têm a função de proteger a mesa de eventuais respingos, emoldurar a louça e não deixar a mesa totalmente vazia durante a troca de pratos.

E por ultimo vamos as toalhas que podem ser inteiras cobrindo toda a mesa, a passadeira que cobre parte dela e deixa parte do tampo a mostra e os jogos americanos que delimitam o espaço de cada pessoa na mesa. Todas as opções sao bonitas, escolha a que você achar melhor no conjunto. 

mesa-posta-jantar-sousplat-azul

Não esqueça do guardanapo que alem de ser muito útil para limpar a boca e as mãos tambem permite ótimas combinações de tecidos, estampas e cores a sua mesa – os porta guardanapos também, que vao dos mais simples como as argolas aos mais sofisticados em prata ou os totalmente temáticos.

Arranjos florais, vasos, velas e objetos decorativos ajudam a dar o toque final a sua mesa posta, seja ela temática ou não. 

Deixo algumas imagens e o “gabarito” de como colocar todos esses objetos a mesa (da mais simples a mais sofisticada) pra você não errar ou ter sempre a mão quando quiser consultar.  

E por ultimo, muitas mesas inspiradoras, com diferentes tipos de proposta (cafe da manha, almoço, jantar e algumas mesas temáticas tipo queijos e vinhos, praia, formal, páscoa, noivado e etc)

MESA POSTA COM FLORES E TEMAS DELICADOS

6d589c719709cfc70fe495a36feebeec 9a89c8ace1 20180709mesa-posta-12

mesa-posta-00-1200x738 mesa-posta-1

71ywQggnUKL._AC_SX679_

MESA POSTA DE CAFE DA MANHA

5522f241148ed0bd3d3be23f11ff8faf

MESA POSTA DE PASCOA

images-15

ArquivoExibir.aspx-3

MESA TEMATICA COM TEMA MARINHO

ArquivoExibir.aspx-2

MESA POSTA COM QUEIJOS E VINHOS

10a9ba06a1aaaf7c783d53e032e73bdb

MESA POSTA EM TONS DE VERDE

mesa-posta-jantar-sousplat-verde

Fotos: Internet e pinterest