O que é um Blogueiro, Digital Influencer e Content Creator ?

Bom dia Divinas,

Hoje vim aqui explicar para vocês o que significa cada uma dessas “profissões” e qual a diferença entre elas, alem de mostrar como surgiram e como uma pode completar a outra.

O Bloggers ou Blogueiros são pessoas que mantem uma pagina na internet, onde publicam com determinada freqüência e meio que em forma de diário (lembra da antiga agenda?!) textos, imagens, fotos e videos sobre determinado assunto no qual tenham conhecimento ou interesse – voce ja deve ter visto vários por ai.

sucesso_com_marketing_de_afiliados

Sao textos na maioria informais, com uma linguagem direta e simples onde dividimos com vocês um pouco dos assuntos que são do nosso interesse e tem a ver com o nosso dia a dia. Compartilhamos dicas úteis e também inúteis sobre vários assuntos rs (moda, beleza, livros, filmes, comidas, viagens, decoração e filhos – no meu caso).

A partir dos Bloggers surgiram os Digital Influencers (explico logo mais o porque do a partir…) que sao os influenciadores digitais, que usam de sua imagem famosa ou não para divulgar produtos que tenham a ver com o seu perfil (deveriam, pelo menos) por exemplo: Influenciador Fitness fala sobre produtos que auxiliem nessa função, como alimentos mais saudáveis, equipamentos esportivos, roupas apropriadas para determinado esporte e etc – claro que como existe em outras profissões, tem os profissionais chamados “vendidos” que fazem propaganda e indicam produtos que na verdade não consomem, somente por conta do “cachê” elevado.

Muitos Bloggers deixaram sua plataforma inicial – as paginas na internet – e aproveitaram o gancho e os muitos números de seguidores para migrar para o Instagram (outra plataforma digital mais rapida e fácil de interagir)  / Facebook / Twiter / Youtube para divulgar seus looks, produtos que consomem, estilo de vida e etc com muito mais facilidade e sem ter que escrever longos textos muito menos arcar com os custos de ter uma pagina na internet (os blogs).

Muitos artistas de televisão, teatro e cinema acabaram se tornando grandes Influenciadores Digitais nos mais diversos segmentos desde roupas e acessórios passando por bebidas, carros, celulares (e as operadoras) ate medicamentos.

imagens-imagens-para-blogs-241a6c

Ja os Content Creator’s sao pessoas especializadas em criar conteúdo de qualidade, interessante e usar estratégias que atraiam e fidelize cada vez mais clientes para quem ou o que foi contratado. Desde anúncios simples ou ate como deixar o feed do Instagram bonitinho (nas cores e tons desejados pelo cliente). Muitos profissionais envolvidos nessa área sao oriundos de áreas adjacentes como propaganda e marketing, televisão, radio, web designers, ilustradores, fotógrafos e afins. Tudo é propositalmente pensado e estudado para dar um retorno financeiro ou em volume de seguidores.

Parece facil seguir qualquer uma dessas profissões? Pois é, só parece. Quase todo dia voce tem que criar conteúdo criativo para postar (seja no Blog, no Face ou no Instagram) sobre assuntos que interessem realmente ao publico que voce deseja alcançar, de forma clara e objetiva. As fotos e videos também precisam ter uma qualidade boa, para não parecer desleixo ou falta de profissionalismo. Tudo isso leva tempo, dinheiro e equipamentos caros (alem de um bom computador, internet de alta velocidade e etc), muitas vezes também deixamos nossos familiares de lado pra poder comparecer em eventos e compromissos de divulgação.

captura-de-tela-2017-06-05-as-9-39-59-am

Como as imagens e videos que a maioria posta sao em momentos de festa, glamour e ostentação, o lado feio da profissão fica escondido (as noites sem dormir criando ou postando, cabelo sem arrumar, sem maquiagem, o corre corre), parecendo que não tem problema como outras tantas profissões.

Temos muitos problemas se querem saber: falta de internet, vírus no computador, perda de arquivos e fotos, atrasos, imprevistos com o tempo (chuva no dia de fazer foto, por exemplo), correria para ir em vários eventos ao mesmo dia, carro quebrado, cenário e outros tantos que podem acontecer sem previsão.

Bom, acho agora da pra entender a diferença entre os profissionais envolvidos nessas redes sociais tao acessadas nos últimos tempos.

Eu mesma sou Blogueira e não me considero uma Digital Influencer, ate porque não sou famosa e muito do que eu posto é somente para compartilhar momentos da minha vida ou explicar sobre tendências de moda pra vocês. No meio do percurso a gente acaba mudando muito e percebe o que realmente importa alem de poder usar essas ferramentas de modo saudavel, estimulando o consumo consciente, principalmente com essa crise financeira e política que o pais passa no momento.

Espero que tenham gostado 😉

CompartilheShare on Facebook2Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone