O futuro da moda pós pandemia

 

Uma coisa é certa, nada será como antes. Muita gente acha moda e afins um assunto fútil, o que pode gerar muita polemica mas ja pararam pra pensar no que realmente existe por trás dela?

Atualmente temos 1,5 milhões de trabalhadores diretos e mais 6,5 milhões de indiretos compondo a cadeia produtiva [ABIT], que é gigante: em nível de matéria prima, produz-se desde as fibras naturais (como algodão e linho), extrai-se petróleo para produzir a maioria das fibras químicas (couro ecológico por exemplo, que de ecológico não tem nada), planta-se árvores para produzir viscose e cria-se gado para o couro natural. 

Na manufatura, tem-se a fiação, tecelagem, design, tingimento, modelagem, costura e outros processos. Depois, acontecem campanhas de publicidade, desfiles, distribuição, importação, exportação e comercialização. Ou seja: sem os trabalhadores, a moda não existiria.

Cada peça que vestimos tem uma longa historia a começar da criação, então não me diga que é só uma meia, uma calça ou uma camiseta que vai mudar o rumo da economia, porque a essa altura do campeonato ja mudou tudo!

Infelizmente muitas pessoas dessa cadeia produtiva ja estão desempregadas, muitos em situação de risco, sem saber se quando tudo isso voltar, terão seus empregos de volta.

moda

Quando as atividades rotineiras voltarem a ser como antes, muito devera ser repensado, desde a forma como consumimos e nos questionamos a respeito disso. A moda não é só beleza e glamour, hoje abrimos os olhos para o que é acima de tudo confortável e necessário. Devemos prestar atenção em como essas peças são produzidas, se os funcionários são remunerados de forma correta, sustentável, cuidando do meio ambiente. Supérfluos serão deixados de lado, assim espero, em nome do que é útil e agradável.

Acredito que de forma geral, a moda será consumida de forma mais responsável e com bom senso. Mas como podemos ajudar? Consumindo das lojas menores, das lojas da sua cidade, fazendo a economia girar como um todo, pois o lojista também se alimenta, paga aluguel, tem filhos e outras tantas despesas que temos no dia a dia, fazendo a roda da economia girar.

Vista essa causa e apoie a moda brasileira, ok?! 

#EuApoioAModaNacional

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone