Marcas Ecofriendly que voce precisa conhecer

 

Nao adianta nada ficar falando sobre consumo consciente e sustentável mas também não ajuda-los a conhecer melhor esse universo e apresenta-lo a marcas que ja são referencia nacional e talvez você nem saiba. Alguns ou todos os itens que são produzidos por essas marcas são a partir de materiais recicláveis, um cuidado maior com a natureza ou de origem vegana.

verde

Couro que seria descartado depois do consumo da carne, jeans que são amaciados em lavanderias ecologicamente corretas e com mínimo uso de produtos químicos, frutos e raizes que se transformam em corantes naturais, tudo isso pode e deve ser em feito em prol da natureza pensando no futuro muito próximo.

A pioneira no pais é uma marca carioca queridinha dos fashionistas, a Osklen, criada em 1989 por Oskar Metsavaht tendo adotado a causa ecológica ja na época da criação. Os materiais utilizados por ela são algodão organico, PET reciclado, seda orgânica tingida com corantes naturais, couro de pirarucu (que é jogado fora, depois do peixe servir de alimento), e outros tecidos eco-friendly.  

Captura de Tela 2019-07-12 às 12.30.41 PM

Vale destacar a parceria com a Organização Não-Governamental Esplar, que apóia 147 famílias do sertão do Ceará a plantarem algodão orgânico. A produção é toda comprada pela Osklen e usada para confeccionar tecidos que não usam processo químico no tingimento. Outro projeto ambiental lançado é o E-brigade, de comunicação multimídia visando à educação ambiental. Foram criadas roupas em tecidos reciclados, com estampas que destacam pontos fundamentais do movimento ecológico, como a Carta da Terra e o Protocolo de Kyoto. 

Temos também a Insecta Shoes, que por sinal nem eu conhecia, fabricante de calçados veganos e sustentaveis do Rio Grande do Sul. Os calçados confeccionados a partir de roupas usadas, algodão reciclagem e de garrafas PET. Foram agraciados em 2015 com o premio Ecoera. Tem modelos super coloridos, fofos e ainda vende online 😄 #surpresa

19_32_55_747_OtmSoGH

blog-insecta-shoes-capa

Inspirada nas lingeries à moda antiga,  a grife Gioconda Clothing aposta nas fibras naturais, como o algodão orgânico, e todas as peças feitas artesanalmente em edição limitada. Sao roupas de sair, roupas de ficar em casa e lingeries como eles mesmo intitulam as categorias das pecas no site, outro ponto positivo da marca (vender online)

FullSizeRender_2-650x504

algodão

Os saquinhos para a calcinha são feitos a partir dos retalhos de tecido – e mais: a grife abrange uma extensa grade de tamanhos, comprometendo-se a vestir todas as mulheres.

A Reserva, marca brasileira também da Evva e Reserva Mini, em parceria com a Rhodia, desenvolveu um tecido experimental que se decompõe em três anos; já o projeto Ecomoda leva aulas de costura e modelagem para o morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, com roupas que seriam incineradas. A marca também já venceu o Prêmio Ecoera, em 2015. 

reserva

Enfim, sao varias marcas atualmente preocupadas com a questão ambiental e isso é só o começo de uma tendencia que deve incentivar não só a industria da moda, mas nossa cabeça mudar em relação aos nossos recursos naturais que são finitos. Bora ajudar nessa batalha ?

 

CompartilheShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone