Decor: Boiserie

Ola Divinas,

Estamos de volta com a nossa coluna de decoração que é um item bem acessado e comentado por aqui 🙂

Vamos falar hoje de um revestimento de parede do século 18 que volta repaginado (pelos diferentes materiais disponíveis e pelas técnicas não tao datadas), numa versão reloaded.

As Boiseries sao detalhes ou molduras que enfeitam portas e paredes, originalmente eram feitas em madeira e hoje podem ser de cimento, gesso ou isopor, o que acabou barateando e popularizando um pouco mais a técnica francesa.

Esse tipo de revestimento é bem classico e atemporal, traz mais elegância e charme aos ambientes.

Ao investir em boiseries de molduras baratas como gesso e isopor, entretanto, a preocupação inicial deve ser torná-las resistentes aos impactos. Uma saída possível é aplicar tinta acrílica sobre as peças, o que confere mais durabilidade ao modelo.

Quem decide usar Boiseries nos ambientes não pode confundir seu efeito com o de Rodameios – que dividem a parede em duas partes por meio de uma moldura horizontal – ou o de “lambris”, réguas de madeira coladas ou fixadas na parede. Além disso, ao escolher o revestimento francês, alguns cuidados precisam ser tomados.

Diferente do modelo consagrado na Europa nos tempos do Rococó (movimento artístico nascido na França, no século 18, que investia em peças rebuscadas e com muitos frisos), a saída atual mais interessante para não sobrecarregar a decoração é apostar em boiseries com design simples. “Outra dica para manter a harmonia nos ambientes, é seguir o estilo empregado no rodapé. Sempre funciona”, diz Lisandro Piloni, arquiteto.

Os cuidados ao aplicar o modelo francês também devem estar voltados para a altura do pé direito do imóvel . Quanto mais alto as placas e molduras forem instaladas, mais pesado será o resultado na decoração. “Quando for instalar, divida a parede em quadros e coloque o revestimento até 85 cm do chão”, diz o arquiteto. “Além disso, saiba que o efeito naturalmente irá reduzir o pé direito, já que divide os espaços”, afirma.

Fonte: Delas – iG @ http://delas.ig.com.br/casa/decoracao/2012-08-27/ja-ouviu-falar-em-boiserie-conheca-o-revestimento-e-leve-elegancia-as-paredes.html

836ffa59b11acc0ba223cb403d046269

9-boiserie

boiserie-sala-quadro

boiserie-casadeinspiracoes

boiserie-imguol

boiserie-paredes-molduras-decor-quarto-casal-blog-encantada3-682x1024

boiserie-quarto-4

boiserie

boiserie4

boiserie11-e1470873098794

capa-boiserie

gallery_boiserie

E ai, voces gostam desse detalhe de moldura na parede? Usariam ?

 

CompartilheShare on Facebook3Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone