Cronograma Capilar: o que é e como usar!

Bom dia Divinas,

Vamos falar um pouco aqui do meu, do nosso e do seu DRAMA CAPILAR ! Quem nunca passou que atire a primeira pedra !

captura-de-tela-2017-01-30-as-10-04-25-am

É complicado quando queremos ter um tipo de cabelo e temos outro completamente diferente do sonhado… Parece besteira mas mulher se identifica super com esse drama. Tem quem queira cabelo mais liso, mais enrolado, mais curto ou mais comprido, mais loiro, bem preto e por ai vai. Sao muitas opções né?

Mas a questão é que hoje temos uma diversidade de químicas e outros processos que nos fazem chegar ao tao sonhado tipo de cabelo (cor e textura) que precisamos manter um CRONOGRAMA CAPILAR bem certinho pra todo esse processo não desandar.

Eu sempre cuidei super do meu cabelo por conta das características dele: muito fino (parecido com de bebê) e pouco cabelo. E o desejo constante de ser cada vez mais loira 😛

Mesmo com essas características digamos assim “desfavoráveis” a ter um cabelo loiro sadio, eu sempre me programei pra cuidar: nutrir, hidratar e reconstruir – de acordo com o que os fios estavam pedindo. E graças a Deus, e aos cuidados intensos, nunca tive nenhum corte químico ou fiquei com o cabelo com aspecto de palha.

O CRONOGRAMA CAPILAR  é uma rotina de cuidados com os cabelos, como uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes que os fios perdem naturalmente no dia a dia. O cronograma inclui tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. A ordem e frequência destes tratamentos vai depender do estado e tipo do seu cabelo, ou seja, depende do que seu cabelo está precisando.

E daí que surge o TESTE DE POROSIDADE CAPILAR, que consiste em pegar fios do seu cabelo e colocar em um copo/pote com água e aguardar alguns minutos. Onde o seu cabelo ‘parar’ irá determinar o tratamento que se faz necessário. É muito importante que entre cada tratamento/etapa do cronograma capilar você dê um intervalo de no mínimo 48 horas, nunca no mesmo dia! Não é dificil seguir o calendário, ja que a maioria lava os cabelos dia sim, dia não, nos dias em que não tem tratamento basta lavar com seu shampoo e condicionador habitual.

13118853_1135269409827104_7812921987889490781_n

BAIXA POROSIDADE

O fio tem hidratação, não perde umidade e se mantem na superfície sem afundar. Precisa somente manter o nível de HIDRATACAO.

A hidratação é fundamental para todos os tipos de cabelo e é o tratamento que deve ser feito em maior frequência. Ela tem a finalidade de repor água, dar brilho e suavidade aos fios. Duas vezes por semana é uma frequência boa para hidratar o cabelo. As máscaras hidratantes são aplicadas após a lavagem do cabelo com shampoo (ou co-wash) e antes do condicionador (o condicionador fecha as cutículas dos fios).

MEDIA POROSIDADE

O fio tem hidratação e consegue se segurar na superfície por um bom tempo, mas pode melhorar. Portanto precisa de uma hidratação mais profunda, a NUTRICAO.

A nutrição pode ser feita por máscaras nutritivas ou em umectação capilar com óleos 100% vegetais (não use óleos minerais, ok?). Ela irá repor os nutrientes essenciais para os fios, também chamada reposição lipídica. É indicada para cabelos ressecados, secos ou danificados por procedimentos químicos. Ah, cabelos cacheados amam uma boa umectação, os cachos ficam macios e definidos. O resultado final da umectação é maravilhoso: menos frizz e muito brilho!

ALTA POROSIDADE

O fio esta poroso demais, com as cutículas abertas e bastante prejudicado. Neste caso invista em RECONSTRUCAO.

Esse tratamento é para cabelos porosos, ralinhos, com pontas duplas, frizz e quebradiços. A reconstrução irá repor as proteínas e aminoácidos, deixando o cabelo mais forte. Pode ser feita com máscaras reconstrutoras ou com queratina líquida. Logo após o tratamento os fios ficarão um pouco rígidos, isso é normal pois ela devolveu a queratina aos fios, não se assuste! É um tratamento para ser feito em menor frequência no cronograma capilar e deve ser feita após uma hidratação e uma nutrição.

13087581_1135272136493498_808822018497413519_n

Bom, esse CRONOGRAMA CAPILAR é ótimo para esse período pós ferias de verão, pra recuperar os estragos de quem ficou muito na praia ou na piscina, principalmente sem tomar o cuidado de passar algum protetor nos cabelos com fator UV.

QUAIS PRODUTOS USAR NO CRONOGRAMA CAPILAR

Você deve observar a ordem e frequência em que os ingredientes aparecem. Os ingredientes listados primeiro são os de maior quantidade na composição. Normalmente as marcas indicam no rótulo (frente) se a máscara é para HIDRATAR, NUTRIR ou RECONSTRUIR. Vale lembrar que muitos produtos tem mais de uma função, por exemplo: hidratante e umectante aos mesmo tempo.

PRODUTOS PARA HIDRATAR: glicerina, pantenol, açúcar, mel, maisena, iogurte, jaborandi, leite de coco, chocolate, agua de coco, maionese, vitaminas A B C e D.

PRODUTOS PARA NUTRIR: oleos de origem 100% vegetal, oleo de coco, oleo de argan, manteiga de karite, cupuaçu, geleia real (mel), leite de cabra, germen de trigo e etc.

PRODUTOS PARA RECONSTRUIR: queratina, gelatina sem sabor, aminoácidos, proteina do trigo, proteínas hidrolisadas.

Eu fiz alguns tratamentos bem legais com o Spa Dios, que veio ate Joao Pessoa semana passada no L’Equipe, mas isso também é assunto pra outro post.?

Toda semana vou abordar esses cuidados com vocês, certo ? Me digam o que vocês gostariam de saber ok ?

Vou postar tambem dicas de receitas caseiras e baratinhas pra fazermos juntas em casa, gastando pouco e com um resultado fantástico !

Otima semana pra nós, beijo